terça-feira, 5 de julho de 2011

Nutrição Enteral

Nutrição enteral
A Nutrição Enteral (NE) é segundo o Ministério da Saúde do Brasil, todo e qualquer "alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas". (RCD nº 63, 2000)
Neste caso, um tubo fino, macio e flexível, chamado sonda nasoenteral, pode ser passado, pelo nariz, até o estômago (figura 1) ou até o intestino delgado (figura 2). Em alguns casos, é preferível utilizar uma gastrostomia, que consiste numa sonda colocada no estômago pelo médico através da parede abdominal (figura 3), ou uma jejunostomia, colocada da mesma forma no intestino (figura 4).
Os alimentos são administrados diretamente no estômago ou no intestino por uma destas sondas. A dieta fornecida por sonda é chamada dieta enteral e é planejada para fornecer todos os nutrientes normalmente ingeridos pela boca e que são essenciais à recuperação e à manutenção da sua saúde. Portanto, esta terapia irá lhe oferecer uma melhor qualidade de vida!




Por que algumas pessoas precisam se alimentar por meio de sondas?
Algumas pessoas podem estar em um determinado momento da vida, impossibilitadas de se alimentar normalmente pela boca; outras vezes, as quantidades de alimentos ingeridas podem ser insuficientes para o bom funcionamento do corpo. Assim, quando utilizada por sonda, a nutrição enteral consiste na oferta dos nutrientes diretamente ao trato digestório.
Uma nutrição enteral adequada deve fornecer ao organismo os mesmos nutrientes que são obtidos por meio da nutrição habitual e que são importantes para a boa saúde: proteínas, carboidratos, gorduras, água, fibras, vitaminas e minerais.
Se você precisar de uma sonda para se alimentar, todos os esforços serão feitos para permitir que você possa também comer pela boca. Lembre-se que essa forma de alimentação é temporária e irá contribuir para você enfrentar melhor o tratamento.

FONTE: http://www.nutrionco.com.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário